Cuidados a ter com a prótese dentária
> Quando é que a Prótese deve ser substituída?
As próteses Totais devem ser substituídas ao fim de 5 anos. Durante esse tempo, o paciente deve recorrer ao seu médico dentista para que sejam efetuados controlos periódicos às gengivas e sejam verificados os ajustes oclusais. O mesmo deve ocorrer com as prótese móveis que devem ser vistas a cada 4 meses.
> Que cuidado deve ter com a prótese?
Após a instalação da prótese deve ingerir somente alimentos macios (primeiros dias); com o passar do tempo pode ingerir alimentos sólidos desde que os mastigue vagarosamente e uniformemente, a fim de controlar a dentadura e a pressão das gengivas ao morder;
Limpar a prótese após as refeições, utilizando uma escova própria para prótese, cuja característica é a presença de cerdas de dois comprimentos;
Existe uma linha de produtos efervescentes para higienização química das próteses cuja utilização, no entanto, não substitui a higienização com pasta e escova.
> Não durma com a dentadura.
Retire a dentadura durante a noite para que os tecidos da boca não fiquem constantemente sob a ação da prótese e dos seus microrganismos e para não diminuir a estabilidade da prótese, já que a pessoa tende a retê-la pela ação muscular ou apertando os dentes durante a noite, o que pode causar dor. O correto é armazená-la num copo com água e bicarbonato de sódio ou produtos efervescentes próprios para a limpeza de próteses.
> Como limpar uma dentadura?
Sempre que for limpar a sua prótese, forre o lavatório com uma toalha. Caso a dentadura caia durante o processo, os riscos de fissura serão menores.
A prótese removível total deve ser limpa depois de cada refeição. Para isso, deve ser utilizada uma escova própria para dentaduras ou escova de cerdas macias, pasta de dentes, água e sabão. A acumulação de tártaro pode provocar mau cheiro e diminuir a vida útil da dentadura.
> Não utilize produtos como água da torneira e pós de limpeza, eles descoloram e arranham o acrílico.
Durante a noite, a prótese deve ser removida e mantida num recipiente com água e bicarbonato de sódio ou produtos efervescentes, próprios para a limpeza química de dentaduras. Esse tipo de produto tem sido muito útil para idosos e pessoas com problemas de coordenação motora, que não conseguem realizar corretamente a limpeza mecânica da prótese.
> Como fazer a higiene bucal de uma pessoa que não tem dentes?
Uma pessoa que use prótese removível total deve ter alguns cuidados com a higiene da boca. Com uma escova de cerdas macias e pasta de dente, deve escovar a língua com movimentos suaves. Além disso, são recomendados bochechos com antissépticos bucais ou uma mistura de um copo de água filtrada e duas colheres de chá de bicarbonato de sódio.
> É recomendado utilizar produtos de fixação?
Os pós adesivos raramente são necessários, devendo utilizá-los somente sob orientação médica. O uso contínuo destes produtos aumenta a pressão exercida pela prótese, causando contração das gengivas. Isto torna a dentadura ainda mais instável, sendo necessária a utilização de uma quantidade maior de pó fixador, gerando um ciclo vicioso.
> Quanto tempo dura uma dentadura?
Uma prótese total removível tem vida útil de, no máximo cinco anos. O dentista deverá, então, fazer uma análise que envolva questões estéticas e de saúde bucal, como a reabsorção óssea e o desgaste dos dentes, para indicar ou não uma nova dentadura.
> O que fazer se danificar a prótese?
Não tente consertar a sua dentadura sozinho/a. Se tentar colá-la, além de não conseguir encontrar o encaixe perfeito, dificultando o trabalho de quem for repará-la, o desnível causado pelo remendo pode provocar ferimentos na boca. Há também o risco de libertação de substâncias tóxicas presentes na cola, o que pode ser prejudicial para o organismo. Procure o seu dentista para tentar solucionar o problema.
> Como é a adaptação?
É normal que o paciente sinta algum desconforto e dor nos primeiros dias de uso da prótese removível total. É normal também que a pessoa sinta náuseas e dificuldade na fala. Isto é passageiro. O recomendado é que a dentadura seja utilizada pelo máximo tempo possível, o que torna a adaptação mais rápida.
Podem surgir irritações ou dores nos tecidos da boca. Esse problema é resolvido com pequenos retoques que o dentista pode fazer na sua prótese para uma adaptação mais fácil.
A fixação melhora à medida que os músculos faciais se forem acostumando ás novas condições.
> Que cuidados devem ter durante as refeições?
Nos primeiros dias, deve-se dar preferência aos alimentos mais fáceis de mastigar. Aos poucos, introduza alimentos sólidos e mastigue devagar. Depois de cada refeição a prótese deve ser removida para limpeza.
> Como inserir e remover a prótese?
A prótese deve ser colocada com as duas mãos e sem forçar. Nos primeiros meses talvez seja necessária a ajuda de um espelho.
> Porque razão as próteses se estragam?
Estragam-se porque é muito difícil fazer uma dentadura que não necessite pequenos reparos para se ajustar melhor. Como a superfície é dura e o tecido da boca é mole e sensível, qualquer deformação pode provocar inflamações e ulcerações na gengiva. Se isso ocorrer, fale com seu dentista, para que ele realize as reparações necessárias.